4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM)

INFORMAÇÕES GERAIS

É um órgão de execução do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, subordinado ao Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Area 4 (COCB-4 BALSAS), tem a seu encargo as missões de extinção de incêndio, salvamentos e outros atendimentos emergenciais de competência do corpo de bombeiros, se especializando também em atividades de resgate em acidentes automobilísticos.

LOCALIZAÇÃO

O 4º Batalhão de Bombeiros Miliar está sediado Avenida Contorno, nº 373, Bairro Potosí.

 

 

_

HISTÓRICO

Posteriormente, se apresentaram no Grupamento, no dia 29 de dezembro de 2006, o Major QOCBM Marcello Soares Santos, assumindo a função de Comandante, o Subtenente QPBM-0 José Nascimento Martins, o 2º Sargento QPBM-0 nº 405/94 Emmanoel Ferreira Oliveira, o 2º Sargento QPBM-0 Dino Araújo Alencar, os mesmo trouxeram consigo 01 (um) Auto Comando de Área (ACA-01), viatura de combate a incêndio. No dia seguinte, 30 de dezembro, apresentou-se à sede provisória o Capitão QOCBM Wellington Nunes Lima para assumir a função de Subcomandante da Unidade.

Ainda no ano de 2006, começaram os serviços prestados a sociedade atuando na área de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e resgate, sendo que nesta época contava-se apenas com o ACA-01, 01 (um) Carro Administrativo (ADM-01), cedido pelo 3ºBBM, em Imperatriz-MA, 01 (uma) motocicleta (MP-05), cedida pelo Departamento de Atividades Técnicas, 01 (uma) ambulância (URP-11) e 01 (uma) embarcação, que foram doados pelo município de Balsas-MA.

O 4ºGBM funcionava provisoriamente nas instalações do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BBM) na sala do P/3, situado na Av. Contorno, s/nº, bairro Nazaré, até a conclusão do Curso Básico de Atividades Bombeiros. No dia 12 de janeiro de 2007 foi realizada a solenidade de inauguração e instalação da Sede Operacional do 4ºGBM no Aeroporto das Açucenas, no Bairro de Fátima, onde estavam presente o Cel QOCBM Getúlio da Silva Pereira, Comandante Geral do CBMMA, o prefeito de Balsas-MA Francisco Milhomem Coelho, e Eurídice Vidigal, Secretária de Segurança Cidadã.

Tal solenidade contou com a entrega de certificados aos Guardas Municipais Brigadistas, os quais exibiram a todos os presentes um simulado de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.

Em fevereiro de 2007 a Sede Administrativa do 4ºGBM foi transferida para uma residência localizada na Rua Professora Maria Bezerra, 277, Bairro de Fátima. Nesta sede atuavam as funções de Comandante e Subcomandante, assim como as seções de Administração e Patrimônio, de Capacitação Técnico Operacional e de Serviços Técnicos. Na Sede Operacional funcionava a 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar, com o contingente formado por cinco (cinco) militares e 25 (vinte e cinco) Guardas Municipais Brigadistas. Possuindo uma frota de 04 (quatro) viaturas sendo elas: a URP-11 (avariada), o ACA-01 (avariado), o ADM-01 (avariado); motocicleta MP-05 (operante), e uma embarcação (operante).

No meio do ano de 2008 quando o grupamento estava com dificuldades para combater incêndios em vegetação, devido o ACA-01 não funcionar mais, foi enviado pelo Comandante Geral Cel QOCBM Délcio de Castro Barros um Auto Bomba Inflamável (ABI-01).

No dia 18 de março de 2009, o Cap QOCBM Wellington Nunes Lima assume o comando do quartel, e no dia 21 de agosto ampliou a frota do 4ºGBM com a aquisição de uma motocicleta (MAPH-03), porém devido sua liberação para o Curso de Salvamento Especiais, em 06 de outubro do mesmo ano o Cap QOABM Mauro Roberto Ribeiro Silva incumbiu-se dessa função.
No final do ano de 2009 com a liberação das salas do aeroporto que até então estavam ocupadas, a Sede Administrativa uniu-se a Sede Operacional.

Em janeiro de 2010 por ordem do Comandante Geral, o Tenente Coronel QOCBM Marco Antônio Rocha Silva assumiu o comandado do 4ºGBM. Durante sua estadia como comandante realizou o Curso de Salvamento Veicular no período de 14 a 17 de setembro de 2010.

Em agosto do ano de 2011 ampliou a área externa do quartel com uma área coberta para as viaturas, um almoxarifado e uma área para atividade física, além de atualizar a fachada do prédio.

Em setembro de 2011 após a saída do Ten Cel QOCBM Rocha Silva, o 2º Tenente QOCBM Hélio Cleidilson de Oliveira Sena foi nomeado comandante, permanecendo na função até maio de 2012, momento em que o Capitão QOCBM Glaussius Magnum Tadeu Coelho foi designado para a função. Nesse interstício, o 2º Tenente QOCBM Hélio, conseguiu junto ao Comandante Geral Cel QOCBM Marcos Sousa Paiva um Auto Resgate (AR-13).

Como comandante, o Maj QOCBM Magnum, executou no 4ºGBM o 1º Estagio de Salvamento em Altura, no período de 13 a 17 de agosto de 2012, sob a coordenação do Major QOCBM Robson Leandro Gomes Ferreira, formando 04 (quatro) militares e 06 (seis) Guardas Municipal Brigadista.

No dia primeiro de novembro de 2012 o Tenente Coronel QOCBM Marcello Soares Santos retorna ao Comando do 4ºGBM.

No começo do ano de 2013 o 4ºGBM recebeu um Auto Resgate (AR-24) do Comando Geral, e no dia 22 de maio, foi adquirido uma ambulância (ASA-12), para atender as ocorrências de atendimento pré-hospitalar, sendo que este serviço não era realizado no veículo adequado desde o ano de 2007.

Neste mesmo ano, no período de 17 a 19 de junho foi realizado Curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos sob coordenação do Major QOCBM Islandy Matões Amaral, formando 42 (quarente e dois) cidadãos dentre Guardas Municipal, Policiais Militares, bombeiros civis e representantes de órgãos e empresas locais.

Em outubro de 2013, a Seção de Serviços Técnicos foi transferida do prédio do 4ºGBM para uma sala no prédio do Viva Cidadão, localizado na avenida Contorno, s/n, bairro Nazaré, todo trâmite deste convênio foi realizado pelo Tenente Coronel QOCBM Marcello com a Gerente-Geral do Viva Cidadão, Graça de Maria Pinheiro dos Santos Jacintho.

Em fevereiro de 2014, o Ten Cel QOCBM Marcello é transferido para o Quartel do Comando Geral em São Luis-MA, neste contexto, o Cap QOCBM Wellington Nunes Lima foi transferido para o 4ºGBM para sucedê-lo, assumindo comando do quartel em 14 de fevereiro de 2014.

Em sua gestão fez a aquisição de um Auto Bomba Tanque (ABT-16), junto ao Comandante Geral Cel QOCBM João Vanderley Costa Pereira, momento em que o 4ºGBM estava sem viatura para a atividade de combate a incêndio urbano. Além do ABT-16, foi adquirido também no ano de 2014 uma caminhonete (AC-12) e um carro de passeio (GAT-01) para auxiliar no serviço de vistorias técnicas.

No dia 23 de abril de 2015, foi criada a Lei 10.230, que dispõe sobre a Organização Básica do Corpo de Bombeiros, dessa forma, atualizando a nomenclatura de grupamento para Batalhão, ficando 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM).

Em julho de 2015, o Major QOCBM Lima foi substituído pelo então Cap QOCBM Willys Pablo Leite do Nascimento. Logo após assunção do comando foi desenvolvido a Operação Cidade Segura, que contou com o apoio de 25 (vinte e cinco) militares vindos da capital. No mês subsequente teve início a Operação Verão Balsas, onde foram realizadas atividades de prevenção no meio aquático.

Em setembro de 2015, o Cap QOCBM Willys afastou-se do comando para frequentar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, quando foi substituído pelo Cap QOCBM Luís Cesar Silva Martins, que ficou como comandante do 4ºBBM até janeiro de 2016, momento em que, o agora, Major QOCBM Willys reassume o comando.

Ainda no mês de janeiro, a cidade passou por um sinistro nunca presenciado após a instalação do Batalhão nesta cidade. Após mais de doze horas ininterruptas de chuva o Rio Balsas teve seu nível de água aumentado em mais de oito metros, inundando toda a região urbana a qual o rio percorre. Mais de 254 (duzentos e cinquenta e quatro) famílias foram atingidas, ficando 08 (oito) famílias desabrigadas e 08 (oito) famílias desalojadas.

Ainda no referido ano algumas operações apresentaram grande destaque no trabalho bombeiro militar. Entre elas destacamos a Operação Resgate que desenvolveu-se durante todo o ano de 2016 no âmbito de atendimento pré-hospitalar, concluindo o ano com 233 (duzentos e trinta e três) atendimentos efetuados à sociedade balsense e adjacentes.

A Operação Verão Balsas, desenvolvida todos os anos após a instalação do Batalhão de Bombeiros em Balsas foi estendida em 60 (sessenta) dias, desta forma a prevenção as margens do Rio Balsas foram feitas nos meses de julho a setembro, sendo esta finalizada de forma extraordinária, vez que o número de afogados caiu de 14 (quatorze) no ano de 2015 para 02 (dois) em 2016.

No mesmo contexto, ocorreu a Operação Verde Vivo, que visa a preservação do meio ambiente, e prevenção e combate a incêndio florestal. A referida operação foi realizada nos meses de junho a outubro, sendo que em 2016 tivemos um alto número de incêndios florestais devido a estiagem que atingiu o estado, onde devido a necessidade, recebemos o apoio de 35 (trinta e cinco) homens que realizam o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, sendo atendidas quase 150 (cento e cinquenta) ocorrências nesses meses.

No período de 2007 a 2016 o 4º Batalhão de Bombeiros Militar realizou 7.403 (sete mil quatrocentos e três) atendimentos, conforme Gráfico 01, dentre eles: incêndios urbanos e florestais; acidentes automobilísticos e aéreos; transportes clínicos e psiquiátricos; recuperação de cadáveres; salvamentos em altura, terrestres e aquáticos; captura e resgate de animais; cortes emergenciais de árvores; palestras educativas; ações de defesa civil; etc.

O Batalhão também desenvolveu ao longo desses dez anos os serviços de atividades técnicas, atuando nas ações de prevenção contra incêndio e pânico, sendo executados mais de 13 (treze) mil ações na referida área envolvendo vistorias e emissões de certificado.

Conforme distribuição circunscricional realizada pelo Alto Comando da Corporação (Portaria Nº 035/2017 ・ Gab. Cmdo, publicado no BG 59, de 29/05/17), o 4º BBM é responsável por atender 21 (vinte e um) municípios de sua região geográfica, conforme imagem abaixo:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Text with title

Maj QOCBM Willys Pablo Leite do Nascimento

CONTATOS

E-mail: 4gbm@cbm.ma.gov.br | 4gbmcbmma@gmail.com

Telefone: (99) 3541-3734 | (99) 3541-4799

Endereço:Avenida Contorno, nº 373, Bairro Potosí..

4BBM (BALSAS)